UNESCO

Educação e Aprendizagem para Todos:
Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem

Tendências, questões, avanços, desafios, estratégias e recomendações na educação de jovens e adultos

A alfabetização é um ponto de partida necessário, mas não suficiente, para que cada sujeito do século XXI possa continuar e complementar suas aprendizagens ao longo da vida e exercer os seus direitos de cidadão (p.11).
Não obstante, cada um dos avanços apresenta ao mesmo tempo, novos e velhos desafios. Continua sendo grande a distância entre o previsto nas leis e políticas e o efetivamente realizado, colocando-se a necessidade de uma construção mais participativa das políticas e de sua vigilância social por parte da cidadania, em geral, e por parte, especificamente, dos sujeitos da EPJA – Educação de Pessoas Jovens e Adultas (p. 12).

Fonte: UNESCO, Ministério da Educação, 2009

Relatório Global sobre Aprendizagem e Educação de Adultos

Primeiro Relatório Global sobre Aprendizagem e Educação de Adultos, baseado em 154 relatórios nacionais apresentados pelos Estados Membros da UNESCO, cinco relatórios de síntese regional e literatura secundária. Seu objetivo é fornecer uma visão geral das tendências na aprendizagem e educação de adultos, bem como identificar os principais desafios.

  • Capítulo 1: Os argumentos em prol da aprendizagem e educação de adultos
  • Capítulo 2: O ambiente da política pública e o marco de governança da educação de adultos
  • Capítulo 3: A provisão da educação de adultos
  • Capítulo 4: Participação e equidade na educação de adultos
  • Capítulo 5: Qualidade na educação de adultos
  • Capítulo 6: O financiamento da educação de adultos

Fonte: UNESCO, 2009